Knight Center
Knight Center

Blog JORNALISMO NAS AMERICAS

Quatro renomados jornalistas abandonam a Venezuela após denúncia de difamação de empresário ligado ao presidente Maduro



Devido ao que eles consideram falta de garantias judiciais e processuais, quatro jornalistas venezuelanos proeminentes, processados ​​penalmente pela difamação agravada continuada e injúria agravada, optaram por sair da Venezuela, de acordo com o comunicado que enviaram à imprensa nacional e estrangeira.

Da esquerda para a direita: Joseph Poliszuk, Roberto Deniz, Alfredo Meza e Ewald Scharfenberg do Armando.info. (Cortesia)

"Uma das coisas que nos obrigou a sair [da Venezuela] é que nos disseram que não tínhamos nenhuma chance de vencer o julgamento. A juíza encarregada do caso nunca ditou uma sentença em favor de alguém que não o governo, e isso sabemos por nossas investigações e pela base de dados que temos", disse Alfredo Meza, jornalista e co-fundador de Armando.info, ao Centro Knight.

Os jornalistas Meza, Joseph Poliszuk e Ewald Scharfenberg, fundadores e editores do site venezuelano de jornalismo investigativo Armando.info, e Roberto Deniz, repórter do site, foram processados ​​em setembro de 2017 pelo empresário colombiano Alex Nain Saab Moran.

Cada um poderia ser sentenciado a uma pena entre um e seis anos de prisão, além de uma multa de até duas mil Unidades Tributárias (cerca de US$ 60 mil) pelos dois crimes.

De acordo com informações dos jornalistas, Saab tem uma relação comercial com o governo venezuelano desde que Hugo Chávez foi presidente. Scharfenberg disse no programa do jornalista Jaime Bayly na MegaTV que um dos advogados de Saab é Amir Nassar, que, segundo Scharfenberg, é advogado do atual presidente Nicolás Maduro e do vice-presidente de seu partido, Diosdado Cabello.

De acordo com o comunicado dos jornalistas de Armando.info, Saab sustenta que sua honra e sua reputação foram afetadas pelas declarações contidas em duas publicações do site, ambas escritas por Deniz. As reportagens em questão são “Empresarios cuestionados en Ecuador y EE.UU. le venden comida al Gobierno venezolano”, e “De Veracruz a La Guaira: un viaje que une a Nicolás Maduro con Piedad Córdoba”, publicadas em abril e setembro de 2017, respectivamente.

Os artigos em questão afirmam que Saab tem vínculos financeiros, através da empresa Group Grand Limited do México - que é supostamente controlada por uma empresa Saab em Hong Kong - com o programa do governo venezuelano para combater a fome e a desnutrição, os Comitês Locais de Abastecimento e Produção (CLAP, sua sigla em espanhol). As caixas CLAP contêm alimentos importados do México e são distribuídas e vendidas a preços módicos ​​entre os setores mais empobrecidos da população venezuelana.

Scharfenberg disse à W Radio da Colômbia em 6 de fevereiro que, segundo suas investigações, o Grupo Grand Limited é uma empresa controlada pelos empresários colombianos Saab e Álvaro Pulido Vargas, através de um esquema offshore. "Ambos tiveram, já com o presidente Hugo Chávez, acesso total aos mais altos níveis de poder na Venezuela", disse ele.

Segundo os jornalistas Armando.info, a investigação do segundo artigo apontado no processo seguiu a pista das declarações feitas no Brasil por Luisa Ortega Díaz. Ortega Díaz, ex-procuradora-geral da Venezuela, foi destituída em agosto de 2017 pela nova Assembleia Constituinte após 10 anos no cargo. Em agosto de 2017, na cúpula dos procuradores do Mercosul em Brasília, a ex-promotora denunciou supostos atos de corrupção incriminando Maduro e a empresa de Saab no negócio de importação de alimentos de caixas CLAP.

Roberto Deniz - o autor dos artigos no centro do caso e quem investiga o programa CLAP desde que começou como uma medida temporária do governo em 2015 - afirmou ao Centro Knight que o programa estadual tinha uma estrutura empresarial inteira que levantava suspeitas. Era raro, disse o jornalista, que a importação de alimentos estava sendo realizada com empresas offshore e não com empresas públicas venezuelanas que, durante anos, se dedicaram à importação de alimentos.

"Por que estão recorrendo a esses comerciantes? Quem está por trás? E foi assim que chegamos ao Group Grand Limited, que é a empresa ligada a Alex Saab, cujo beneficiário até fevereiro de 2017 era filho de Alex Saab, e a informação de contato do registro desta empresa era o endereço em Caracas do Fundo Global de Construção, outra empresa de Alex Saab. Com esta empresa, a Saab fez um contrato milionário no governo Chávez para o tema das casas pré-fabricadas", explicou Deniz.

Gráfico de um dos artigos submetidos no processo contra Armando.info

Antes de publicar os artigos, Deniz disse que tentou se comunicar com Saab por vários meios para verificar todas as informações que havia obtido. No entanto, ele nunca recebeu uma resposta dele e não pôde incluir suas descobertas nas reportagens, de acordo com o jornalista.

Quanto ao processo, o que chamou a atenção dos editores da Armando.info é que eles foram acusados ​​de difamação e injúria por artigos cujas investigações, dizem eles, mostram provas de suas afirmações. Um dos co-fundadores do site, Poliszuk, disse ao Centro Knight que sabia de casos de difamação na Venezuela para artigos de opinião, mas não para artigos de investigação.

Nos artigos observados, Poliszuk disse: "O que provamos é (a existência de) um negócio, ao qual um empresário teve a sorte de obter esse grande contrato, o que não é nada mais e nada menos do que quem teve grande parte do negócio dos programas subsidiados pelo governo em um país onde a fome é a notícia. Isso não é nada pessoal, nenhum de nós conhece o empresário, nós não o conhecemos, ainda não o conhecemos ".

Os advogados de defesa contratados por Deniz para o caso também explicaram aos jornalistas outra particularidade desta queixa, contou ele. "Normalmente não é comum que um processo seja aberto por difamação agravada e por injúria ao mesmo tempo. Geralmente é para um dos dois crimes, não para ambos ao mesmo tempo", disse Deniz.

Deniz também enfatizou que o processo foi feito a título pessoal pelo empresário Saab, "o governo não está nos processando".

Não obstante, as pressões que os jornalistas receberam depois de publicar o segundo artigo, em setembro, e nas semanas que se seguiram ao processo subseqüente, foram aumentando.

No mesmo dia da publicação do segundo artigo relacionado aos supostos laços de Saab com o governo Maduro, uma conta fake no Twitter começou a intimidar os jornalistas. A conta do Twitter @pepepragavzla, desativada logo depois, publicou suas carteiras de identidade e telefones celulares em mensagens ameaçadoras que aludiram às atividades das famílias dos jornalistas e sua localização.

Tanto o Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa da Venezuela (SNTP), como o Instituto de Imprensa e Sociedade da Venezuela (IPYS) e a organização sem fins lucrativos Espacio Público denunciaram e rejeitaram as ameaças públicas de que estavam sendo vítimas os quatro jornalistas de Armando.info.

Em relação às ameaças no Twitter, Poliszuk mencionou que continham dados que causaram muita suspeita, por exemplo, usaram a sigla CC para se referir ao documento de identidade, mas a CI, para Cédula de Identidad, é usada na Venezuela. A conta falsa colocou os números de identificação dos jornalistas venezuelanos como CC, um acrônimo usado na Colômbia para se referir à Cédula de Ciudadanía. "É um empresário colombiano que descobrimos nessas investigações. Portanto, é claro que tudo [essas ameaças] vem do mesmo trabalho", disse ele.

Após as ameaças no Twitter, "de tempos em tempos, nos chegavam rumores de que eles iriam congelar nossas contas [bancárias pessoais], as contas do site, então, ficou claro que poderiam nos proibir de sair do país", disse Alfredo Meza , que como Scharfenberg foi também correspondente do jornal espanhol El País em Caracas antes de sair da Venezuela.

Eles não quiseram se submeter a um "simulacro de justiça", não lhes parecia que valesse a pena receber uma sentença pelo simples fato de querer ser "mártires", disse Meza. Então, ele acrescentou, eles decidiram privilegiar sua segurança e continuar trabalhando para o site, e com isso em mente eles planejaram sair do país.

Nos dias que seguiram o processo, Meza disse que os advogados recomendaram não tweetar sobre o caso para expor o mínimo possível o demandante e assim impedir que o processo se acelere. Mas eles continuaram a investigar e escrever uma série de reportagens sobre suas descobertas sobre os supostos negócios de Saab com o governo venezuelano, que continuarão publicando.

"Alex Saab é uma pessoa que não quer se destacar, mas que, no entanto, realiza negócios que afetam a vida de muitos venezuelanos, de milhões de venezuelanos, e enquanto isso acontecer, consideramos uma questão de interesse público que vamos abordar", disse Meza.

Este não é o primeiro processo de Saab contra um jornalista. Também em 2017, Saab apresentou uma denúncia na Flórida contra o jornalista Gerardo Reyes, da Univision, que reportou que o empresário colombiano e seu sócio, Álvaro Pulido Vargas, fizeram fortuna como empreiteiros do governo venezuelano.

Quanto aos planos dos quatro jornalistas de Armando.info que estão fora da Venezuela, seu objetivo é retornar ao país para continuar fazendo jornalismo investigativo. A Colômbia é um destino possível e temporário de onde eles planejam continuar trabalhando, caso não possam retornar à Venezuela nos próximos meses.

"Fundamos Armando.info há quase quatro anos para poder fazer jornalismo sem censura. Ao fundar Armando.info nos prometemos, como é uma mídia de jornalistas, que não admitiríamos, em nosso próprio meio, a censura que sofremos [em outros meios de comunicação]. Não nos permitiríamos silenciar, que a investigação que está em curso seja abandonada. (...) Nosso objetivo é continuar informando ", afirmou Poliszuk.

 A lista de jornalistas venezuelanos no exílio é longa e crescente. Um dos casos mais emblemáticos é o diretor do centenário jornal venezuelano El Nacional, Miguel Henrique Otero, que teve que deixar a Venezuela em 2015 depois de ser processado por difamação pelo então presidente da Assembleia Nacional, o deputado chavista Diosdado Cabello. Otero continua a dirigir El Nacional do exílio.




Assine nossa newsletter semanal “Jornalismo nas Américas”

Boletim Semanal (Português)
Boletín Semanal (Español)
Weekly Newsletter (English)
 
Marketing by ActiveCampaign

Facebook