Knight Center
Knight Center

Topic “acão judicial”

Ministério Público de Sergipe processa jornalista por post ficcional; Fenaj repudia

A Federação Nacional dos Jornalistas do Brasil (Fenaj) lançou na última sexta-feira, 8 de fevereiro, uma nota de repúdio à denúncia criminal do Ministério Público de Sergipe (nordeste do país) contra o jornalista José Cristian Góes, realizada no final de janeiro, por um texto ficcional postado em seu blog no Portal Infonet. Leia mais »


Governo venezuelano multa emissora de TV que levantou questões sobre a cerimônia de posse de Chávez

Um dos vídeos da Globovisión sobre o artigo 231 da Constituição da Venezuela, que fala sobre a data de posse do presidente eleito. Leia mais »


Com Chávez internado, governo promove vídeos oficiais e pressiona meios de comunicação para transmitir imagem de estabilidade

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está internado num hospital cubano em tratamento de um câncer na região pélvica, mas parece bastante presente nas ruas e nas televisões do país -- em camisetas, cartazes, fotos e, mais recentemente, em vídeos com imagens de arquivo nos quais um Chávez saudável e forte está à frente de multidões, fazendo pronunciamentos, cumprimentado eleitores e crianças.  Leia mais »


Record é condenada a pagar R$ 50 mil a jornalista por chamá-lo de informante do governo americano

A empresa de mídia Record, dona da emissora de TV homônima e do portal de notícias R7, foi condenada a pagar uma indenização de R$ 50 mil para o apresentador William Waack, da Rede Globo, por danos morais ao reproduzir uma matéria publicada em um blog que chamava Waack de informante do governo americano, noticiou a revista Veja. Leia mais »


Juiz processa jornal equatoriano por publicar fotos de crianças com o presidente Rafael Correa

Uma multa de 500 dólares foi a condenação recebida por um jornal do Equador após publicar fotografias de crianças junto do presidente Rafael Correa, informou o Instituto de Imprensa e Sociedade (Ipys). O juiz de Infância e Adolescência processou o jornal El Universo e seu diretor, Carlos Pérez Barriga, no último 2 de outubro, acrescentou o Ipys. Leia mais »


Repórter da Folha de S. Paulo é afastado e enviado a lugar seguro após ameaças de ex-policial

Após uma série de ameaças, que se intensificou nos últimos dias, do ex-comandante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) -- um braço da Polícia Militar do estado de São Paulo --, o repórter André Caramante, da Folha de São Paulo, foi enviado pelo jornal a um destino desconhecido para preservar sua segurança, informou o jornal Brasil de Fato. Leia mais »


Juiz revoga censura a blog de jornal paulista que havia sido obrigado a tirar do ar post sobre candidato a prefeito

O juiz que havia obrigado um blog do jornal paulista Estado de São Paulo a tirar do ar um post sobre um candidato a prefeito de Macapá, no Amapá, revogou a censura na noite de terça-feira, 25 de setembro, informou o autor do blog, o jornalista João Bosco Rab Leia mais »


Ataques de Chávez contra mídia privada na Venezuela enfraquecem imprensa, afirma CPJ em relatório

Em relatório especial sobre a Venezuela lançado na quarta-feira, 29 de agosto, o Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ) alerta para o assédio do presidente Hugo Chávez que enfraqueceu a imprensa privada do país nos último 13 anos, noticiou o jornal La Nación. Leia mais »


Duas emissoras de TV do Mato Grosso são multadas por veicular reportagens desfavoráveis a prefeito

Duas emissoras de televisão do estado de Mato Grosso, na região Centro-Oeste do Brasil, foram multadas pela justiça eleitoral devido à veiculação de reportagens desfavoráveis à gestão do atual prefeito da cidade de Sinop, Juarez Costa, informou o jornal Diário de Cuiabá na quinta-feira, 9 de agosto. Leia mais »


SIP, WAN-IFRA e outras organizações condenam STJ venezuelano por ordenar embargo da emissora Globovisión

A Sociedade Interamericada de Imprensa (SIP) classificou como "flagrante atentado à liberdade de imprensa" a decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Venezuela de ordenar, na quinta-feira, 28 de junho, o embargo dos bens da emissora Globivisión, crítica ao governo Chávez, por não pagar uma multa imposta em 2011, informou o El Universal. Leia mais »



Assine o boletim semanal

Receba nosso boletim semanal sobre jornalismo nas Américas.

Escolha seu idioma:

English
Español
Português

Por favor, digite seu e-mail: